14 janeiro 2008

9º e 10º Dia - Roubada

Roubada


RESUMO dos tres últimos dias:
Depois de subir o vulcao, acordamos tarde no dia seguinte por motivos óbvios...Saímos de Pucon sob chuva, só pra variar...Encaramos 100 km de rípio, do pior tipo e nao tivemos problemas. Atravessamos a fronteira entre Chile e Argentina por outro Paso. O lugar é muito legal, fica aos pés de um vulcao...Rumamos no sentido de San Juan de Los Andes para depois chegar em Bariloche. O caminho também impressiona muito, lagos, montanhas, florestas...Apesar do rípio, valeu a pena ir por lá...Detalhe: sem vento!
Chegamos em Bariloche, achamos um hotel (que por sinal existem milhares deles) e fomos comer um legítimo CORDERO PATAGONICO!...Recomendamos o restaurante BOLICHE DE ALBERTO.
Acordamos tarde em Bariloche. Estava chovendo e fazia frio. A cidade é bonita, mas no inverno é que o bicho pega! No verao nao tem muita graça...O visual impressiona, lagos e montanhas. Fizemos apenas um passeio pelo Circuito Chico, que passa por um parque Nacional...demos a volta e pegamos a estrada rumo ao norte. Bariloche fica pro inverno!!!

Estamos enfrentando sérios problemas com combustível. O país todo está sofrendo falta de gasolina devido ao boicote das refinarias para aumentar o preço. Ou seja, tivemos que pegar uma fila imensa para encher os tanques...Daí ficou tarde e tivemos que dormir na roubada!

Achamos um camping na beira de um lago, na cidade de Piedra del Aguila, lá armamos as barracas e passamos a noite.


Saímos tarde do camping rumo a Neuquem...Chegamos na cidade de General Roca. Paramos mais cedo pra descansar, pois ainda estamos com a ressaca da subida do VUlcao...Amanha sairemos cedo e pretendemos rodar bastante.

Cumprimos nossos objetivos principais, Pucon e Bariloche, tivemos sorte em Pucon, pois a chuva parou e fez sol durante nossa subida ao cume do Vulcao Villarrica. Em Bariloche nao tivemos a mesma sorte e decidimos deixar pra conhecer melhor a regiao numa outra oportunidade (RUTA 40!!!!)...Agora vamos parar somente em Punta del Este, pra pegar uma praia...Depois disso chegaremos em casa.

Está muito calor! Estamos cansados mas está tudo bem!

(Joao)
Bueno...Comigo tudo bem, fora o rosto queimado (horrivel) pelo sol e frio do vulcao que está me judiando um pouco.
E ai Jairo...gostou do apagao do vulcao? Tivemos que sair escondidos de lá... Abracao.
Hoje vamos dormir cedo pois pretendemos chegar em Buens Aires amanha a noite...vao ser 1.200 km de cabo enrolado.
E ai Mari, como estao minhas meninas...estou com muita saudade...te prepara que a festa vai ser medonha... rsrsrsrs...
Amanha tem mais e espero que meu rosto esteja melhor...
Um grande beijo a todos e fiquem com Deus...

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

(RENATO)

Pessoal, fizemos muito suspense pra contar a subida ao Vulcao que agora perdeu a graça de contar em detalhes...Mas digo que superou todas as minhas expectativas...Imaginava que seria um passeio turístico meio sem graça, só para a turistada tirar foto e andar sobre a neve...Que nada! O troço é hardcore mesmo! O cume do vulcao fica a 2850 metros do nivel do mar. É um vulcao ativo, ou seja, pode entrar em erupçao a qualquer momento. Sua cratera é aberta por isso o bicho nao explode! Mas a fumaça fica saindo o tempo todo.

A subida já começou mal, pois o teleférico nao estava funcionando, foi preciso caminhar desde a base. A agência forneceu todo o equipamento necessário, mas esqueceu de avisar que o fulano que pretender subir até o topo precisava estar com o preparo físico em dia! Botas para neve, piolet, calças, jaquetas, capacete, grampons....

Na primeira parada já vi que nao estava bem...Melhorei depois do descanso e achei que ia conseguir subir tranquilo...Daí começou a parte com neve...Andar sobre a neve nao rende muito e pior ainda subindo...

Na metade do caminho desisti, pois nao conseguia acompanhar o ritmo do guia e de dois alemaes. Desci um pouco e encontrei outra parte do nosso grupo, onde estava o Joao. O Joao me convenceu a continuar com aquele grupo, pois o ritmo estava suportável...Mesmo tendo descido um pedaço decidi continuar a subida.

Nestas alturas o frio já estava animal! O sol refletia na neve e os dois tontos do Brasil (os únicos que nao passaram protetor solar) tiveram os rostos torrados pelo sol. Já está descascando tudo...

Passei mal nos metros finais mas com a ajuda psicológica do Joao consegui chegar lá em cima. Fazia muito frio e o cheiro da fumaça do vulcao sufocava...

A descida foi o gran finale! Descemos muito rapidamente, pois a técnica era escorregar controlando a velocidade com o piolet (tipo uma picareta daquelas de neve...). Valeu todo o sacrifício...

É isso aí! Estamos voltando pra casa! Tem muito mais pra contar...

Um abraço a todos!